Imprensa




“UM DIA PELA FOTOGRAFIA” 2012 

“Porto Histórico - o Homem, a História e o Meio” - a valorização da produção fotográfica urbana dá o tom à Primeira Edição de “Um dia pela fotografia”.


Vamos democratizar a arte fotográfica para os mais diversos públicos possíveis. É este o objetivo principal da Primeira Edição de “Um dia pela fotografia” 2012, que acontece no dia 19 de agosto (domingo), Dia Mundial da Fotografia, no Café Galeria de Paris na cidade do Porto.

O fotógrafo Paulo Correia (promotor) juntamente com UáUá-Eventos (organização) são os realizadores do evento que traz como tema “Porto Histórico - o Homem, a História e o Meio”.

“Um dia pela fotografia” reúne um grupo de 10 formadores e dois convidados especiais, Conceição Ferreira (arquiteta) e o Manuel Couto (professor). O programa consiste na realização de uma aula de fotografia de manha e um passeio fotográfico ao Porto Histórico da parte da tarde. Para participar nesta iniciativa, serão convidados 100 amantes da fotografia a participarem nesta formação teórica e prática, aprendendo e recolhendo imagens do Porto, num dia especial para a fotografia.


A inscrição é obrigatória, o evento é totalmente gratuito. 

Para o responsável do projeto, Paulo Correia, o evento tem como missão a sensibilização e a formação de novos públicos na área da fotografia. Para Paulo Correia, “democratizar a arte da fotografia", é possível com uma aproximação do público a exposições, oficinas, palestras, workshops e encontros com autores. Desta forma a linguagem fotográfica torna-se mais acessível mas também mais compreensível nas suas vertentes plásticas e documentais.

Gostaria-mos de dar especial destaque ao conjunto de empresas (Epson, Xiroblok, Porto Editora, LFM, Estúdios 74, Helder Couto Fotografia, e Ibermagem) e a todos os colaboradores, que nos apoiam neste evento, que muito agradecemos, pela confiança demonstrada á nossa organização.
Apoios estes, não financeiros, mas que garantem a possibilidade da realização deste evento completamente gratuito.

O Tema para “Um dia pela fotografia” (2012).



“Porto Histórico - o Homem, a História e o Meio” é o tema do “Um dia pela fotografia” 2012, este tema é definido a partir da necessidade de apresentar e valorizar a produção fotográfica da cidade do Porto, proporcionar o encontro de amantes da fotografia e propor, por meio da fotografia, a reflexão sobre as questões humanas, históricas e urbanas que envolvem a cidade do Porto.

O tema é desenvolvido pelas intervenções dos nossos convidados especiais, a Arquiteta Conceição Ferreira e o Professor Manuel Couto, que trazem no seu conteúdo as relações da história com o homem, suas atividades e comportamentos no meio urbano; as relações com a cultura e suas manifestações materiais e imateriais e as relações da natureza com a ocupação humana e os costumes culturais.

“O Porto é...” é o título do projeto fotográfico de Conceição Ferreira (arquiteta de formação, exerce na área da comunicação na Agência de Comunicação C&L, Design e Arquitetura.

Contando igualmente com várias exposições, tem vindo a registar nos últimos anos imagens da cidade do Porto com uma Reflex de baixo custo, facto que não limitou minimamente a sua capacidade narrativa e estética.

Procurou locais, temas, datas e formas de retratar o quotidiano de uma cidade histórica que tem sido mais retratada por palavras do que por imagens. Com um estilo que é marcadamente emotivo nas texturas e nas cores, faz lembrar os cânones renascentistas em que a luz e as ambiências se cruzam perante enquadramentos narrativos.

Conhecer a obra da Conceição Ferreira poderá ser conhecer melhor o Porto e, acima de tudo, conhecer a alma desta cidade. 

“O Porto – vida e identidades de uma cidade” é o título de uma breve exposição por parte de Manuel Couto (licenciado em História, Variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o grau de Mestre em História – Estudos Locais e Regionais) sobre algumas características definidoras do espaço portuense. Pretende ser também o mote para o “Um dia pela fotografia” e simultaneamente valorizar a produção fotográfica – nas vertentes Humana, Histórica, Sociológica, Filosófica, entre outras – que venha a emergir deste encontro.



O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto. 

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837. Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou o acontecimento e, a 19 de Agosto do mesmo ano, o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo". 

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia. 


Imprensa | Comunicação

Paulo Correia

+351 93 283 8407

pccomunicar@gmail.com
(das 15h00 às 18h00)

ZéZé Almeida

+351 93 322 4023
zezealmeida.uaua@gmail.com 

(organização e acreditação)


(clicar e preencher formulário)

“Um dia pela fotografia”- Evento

Espaço Imprensa (com acreditação)
Comunicação à imprensa das 12h30 às 13h30


Info | Links

UáUá